https://nemesisarts.files.wordpress.com/2013/06/3de58-pes-2013.jpg

A Konami tem dominado com alguma frequência o mundo futebolístico dos videojogos com a sua série Pro Evolution Soccer. Apesar de ultimamente ter perdido algum fulgor para o seu eterno rival FIFA, a nova edição 2013 fez regressar toda uma mística à comunidade PES. Será que a versão para a Playstation 2 faz jus à verdadeira qualidade de PES2013?

Disponível para as plataformas de nova geração, PS3 e Xbox 360, a série PES mantém a sua aposta na geração anterior adiando a inevitável saída do mercado da segunda consola da Sony. Tendo isto em conta, a aposta da Konami na Playstation 2 não foi muito trabalhada, apesar de voltar a ser relativamente bem conseguida. Desde logo, o eterno problema da série PES na obtenção de licenças. Na liga inglesa (Premier League) o único clube oficial é o Manchester United, ao contrário de PES2012 onde ainda desfrutava da companhia do Liverpool e do Tottenham. Perante isto, preparem-se para umas boas horas passadas no modo de edição, caso pretendam a liga inglesa correctamente representada no vosso PES2013. As restantes ligas são oficiais, nomeadamente a liga francesa (Ligue 1), holandesa (Eredivisie), espanhola (La Liga) e italiana (Série A). No lote dos “Outros Clubes da Europa” estão clubes como Bayern Munique e Borussia Dortmund (Alemanha), Zenit e CSKA (Rússia), entre outros. Portugal está igualmente muito bem representado, com SL Benfica, FC Porto, Sporting e Sporting de Braga, todos eles oficiais juntamente com os respectivos estádios. As selecções nacionais são também oficiais, à excepção da Sérvia.

https://i0.wp.com/img.gamefaqs.net/screens/1/5/7/gfs_259740_2_18.jpg

À primeira vista, o grafismo desta versão PS2 parece algo desleixado. Apenas as faces dos jogadores mais conceituados (Ronaldo, Messi, entre outros) estão correctamente desenhadas, as restantes dão a ideia de que foram colocadas aleatoriamente. Existe também uma fraca edição dos acessórios dos jogadores. Quanto aos equipamentos e estádios oficiais, estão visualmente perfeitos e fiéis a cada clube e ao seu ambiente característico. De realçar que PES2013 continua a ser muito bem representado por Cristiano Ronaldo na capa e na apresentação geral do jogo. Os comentários nacionais voltam a estar a cargo do Pedro Sousa e do Luís Freitas Lobo, dois senhores do futebol. O ambiente sonoro em PES2013 não desilude, com uma banda sonora variada e alguns cânticos oficiais dos clubes. Sem dúvida que este aspecto é essencial para uma experiência PES2013 de qualidade.

https://i0.wp.com/img.gamefaqs.net/screens/8/e/7/gfs_259740_2_19.jpg

Na jogabilidade reside um dos pontos fortes de PES2013 para a PS2. Continuando na linha Arcade dos seus antecessores, a jogabilidade é bastante rápida e viciante. Foram adicionadas algumas fintas novas, as quais não requerem grande habilidade e que lhe permitem brilhar em frente dos seus amigos. Os melhoramentos na inteligência artificial são notáveis. À medida que vamos jogando e aumentando a dificuldade, ficamos com a sensação de que cada jogador sabe exactamente quais as suas funções a desempenhar em campo, sem cometerem alguns erros grosseiros e amadores já vistos no passado. Entre estes melhoramentos estão presentes cortes imperiais dos defesas-centrais, uma construção de jogo estratégica por parte dos médios, instinto goleador dos pontas-de-lança e defesas de elevado grau de dificuldade dos guarda-redes.

Em PES2013 é fácil ficar abismado com o imenso conteúdo que há por explorar. Além do clássico modo de jogo “Amigável”, temos muito mais por onde escolher. A competição de clubes mais importante da Europa não podia deixar de estar presente, a UEFA Champions League, regressa com o selo oficial e com o ambiente épico que lhe é característico. Apesar de não estarem disponíveis nos restantes modos de jogo, alguns clubes sul-americanos podem ser seleccionados unicamente através do modo “Copa Libertadores”, competição também ela oficial. E que dizer da já consagrada “Master League”, que acompanha a série desde os seus primórdios? Comparando com o seu antecessor, PES2013 não acrescenta nada de novo neste modo de jogo. Dependendo do clube que escolhemos para iniciar a liga, quanto maior a percentagem de vitórias maior é o nosso ranking, melhorando a apreciação dos adeptos e classificação geral do clube. É essencial gerir os recursos financeiros cuidadosamente, pois para além das entradas e saídas no plantel também é necessário gastar algum orçamento com a equipa técnica. A “Master League” possui um excelente sistema de evolução dos jogadores, a qual acontece ao fim de cada jogo bem conseguido e durante alguns treinos da equipa ao longo da temporada.

https://i2.wp.com/img.gamefaqs.net/screens/c/a/7/gfs_259740_2_2.jpg

Também de regresso está o modo “Be-a-Star”, introduzido recentemente na série com um sucesso considerável. O seu objectivo passa por criarmos um jogador e iniciarmos a nossa carreira como profissional, passando por clubes pequenos ao início e evoluindo até ao topo. É extremamente desafiante e por vezes torna-se complicado conseguir um lugar na equipa.

Quanto ao Online, tornou-se já uma espécie de culto para os jogadores. Todos os amantes de PES e do desporto rei querem mostrar as suas habilidades e qual o melhor lugar para o fazer se não jogando contra adversários de todo o mundo? O modo Online na Playstation 2 está tão bem trabalhado como na nova geração e torna o jogado ainda mais duradouro.

Em PES2013 temos a possibilidade de obter alguns itens desbloqueáveis à medida que vamos ganhando créditos. Na loja PES estão disponíveis novos estádios, jogadores clássicos, penteados, celebrações e muito mais. Como a Konami não nos podia deixar parados, temos ainda uma lista de “Feitos” para realizar. Completar a 100% é o culminar de uma carreira de sucesso em PES2013!

Estamos em posição de afirmar que Pro Evolution Soccer 2013 cumpre os objectivos mínimos para representar a série na Playstation 2, consola que consta com uma das maiores comunidades de fãs de videojogos. Jogabilidade viciante, modos de jogo intermináveis e extras para desbloquear fazem de PES2013 uma excelente alternativa a todos aqueles que ainda não se iniciarem na nova geração.

Article creation date: 04/12/2013
Anúncios