https://i0.wp.com/j.i.uol.com.br/galerias/playstation3/undersiege04.jpg

  • Plataforma: PlayStation 3
  • Produtora: Seed Studios Lda.
  • Género: Real-Time Strategy
  • Data de Lançamento: 12/2010

Finalmente um projecto deste calibre em Portugal! Falo claro de Under Siege, o novo jogo para PlayStation 3 totalmente Made in Portugal. Este RTS moderno viu a luz do dia pela mão da Seed Studios, uma empresa dedicada a criação de jogos amadores (e agora profissionais) sediada no Porto. Apesar de já terem lançado alguns jogos menos conhecidos para telemóvel, esta empresa chegou ao estrelato devido ao enorme sucesso que Under Siege está a ter entre os fãs do nosso país e não só! Mas vamos agora ao jogo em si.

Como já referi, Under Siege é um jogo Real-Time Strategy focado essencialmente no combate e na estratégia que cada jogador tem que apurar à medida que joga. A história inspirada na mítica série Age of Empires retrata um mundo em dificuldades e escassez de matéria prima e de alimentos, onde os humanos são constantemente atacados por criaturas perigosas. A partir destas dificuldades, um império é criado para tentar estabelecer a ordem e paz no mundo e vários povos juntam-se pelo mundo inteiro na suas vilas e tentam sobreviver da melhor maneira que conseguem. Mas como é normal, algumas pessoas não aceitam ser governadas a pulso firme e lutam pela sua própria independência, levando a maior desordem dentro do reino imposto previamente e a casualidades desnecessárias. A partir deste tema algo já visto mas ainda fascinante, o jogador tem como objectivo controlar três líderes jogáveis e lutar pela sobrevivência e independência do seu povo no mundo de Under Siege.

https://nemesisarts.files.wordpress.com/2013/06/b80f6-under-siege_07-e1291654912858.png

Para quem não está muito familiarizado com o estilo RTS, consiste em controlarmos um número considerável de tropas pelo mapa com o cursor tendo como objectivo atacar a base do inimigo e destruir as suas tropas. O movimento tem que ser muito bem pensado pois um passo em falso e somos detectados pelos inimigos levando a um confronto inevitável. É possível comandar vários tipos de unidades ao mesmo tempo e dar várias ordens, o que torna a jogabilidade dinâmica e divertida. Para quem já está habituado nestas andanças estratégicas, vão sentir uma brisa ao jogar Under Siege, pois a interface no mapa em geral é bastante leve, simples e viciante. À medida que o jogador vai explorando o mapa, novas áreas ficam disponíveis o que permite também uma “caça ao tesouro” em vez de entrarmos sempre em batalhas. É essencial mantermos os mantimentos sempre constantes.

https://i2.wp.com/www.theaveragegamer.com/wp-content/uploads/2011/07/us_img_006.jpg

Ao falarmos de um jogo PS3, é inevitável falarmos dos gráficos e apresentações. Apesar do aspecto gráfico parecer um pouco repetitivo e igual a tantos outros títulos do mesmo género, a Seed Studios não desilude e brinda-nos com cenários bonitos e sem muitas falhas. O design das personagens está muito bem pensado e traz um certo espírito oriental ao jogo com os desenhos em Anime. A variedade de cenários também é uma constante, tanto podemos estar a lutar na selva como numa montanha nevada do outro lado do mundo. Cabe ao jogador explorar tudo o que o mundo de Under Siege tem para oferecer.

https://i0.wp.com/www.baixakijogos.com.br/images/games/000/003/716/screenshots/176065/img_normal.jpg

Under Siege é ambicioso, viciante e… português! Enche-nos de orgulho um projecto nacional chegar à PlayStation 3 e com um óptimo feedback por inúmeros fóruns na Web. Esperemos que este título continue a crescer e que seja uma fonte de inspiração para mais títulos nacionais de qualidade.

É de referir que recentemente a Seed Studios ganhou o “Grande Prémio Zon: Criatividade em Multimédia”. Parabéns rapaziada!

Visitem os sites oficiais da Seed Studios e do Under Siege para mais informações.

Pros

  • O que é nacional é bom e tem tudo para ser o grande pioneiro de projectos desta dimensão em Portugal
  • Modo online imenso
  • Apresentações muito bem apuradas
  • Interacção com o ambiente excelente

Cons

  • Os não-amantes do género podem achar a jogabilidade algo repetitiva
  • Diálogos pouco cativantes
Article date creation: 03/2011, Temple Games PT
Anúncios