Quando temos a oportunidade de nos deslocar a uma entrevista de emprego, é de extrema importância termos uma apresentação cuidada. E porquê? A entrevista de emprego serve para o empregador ter uma imagem inicial do entrevistado, e essa imagem conta bastante assim que se apresenta na entrevista.

É importante adequar a imagem ao emprego que se está a propor. Fique com algumas dicas de como se apresentar correctamente numa entrevista de emprego.

Escolha o uniforme adequado

Tal como foi dito anteriormente, esta dica funciona dependendo do emprego a que se está a candidatar. Por exemplo, se tiver uma entrevista marcada para um emprego num escritório ou numa sucursal de alguma empresa, pode ser crucial ter que ir bem mais apresentável que o costume. Escolha um fato e gravata (esta sendo opcional) com uma camisa por baixo e estará imediatamente integrado no ambiente da empresa.

Claro que este tipo de uniforme não é obrigatório para todas as entrevistas. Se for seleccionado para uma empresa de design, telemarketing ou outras do género, não é obrigatório um cuidado extremo na apresentação. Claro que com isso não quer dizer que se deva desleixar, pelo contrário. Escolha uma roupa mais casual mas que crie uma boa imagem junto dos chefes e colegas de trabalho, como por exemplo umas calças de ganga e uma T-shirt simples (sem muitos desenhos, obviamente), e nos dias mais frios uma camisola de manga comprida também simples.

Barba e cabelo

A preocupação de muitos homens nas entrevistas de emprego sempre foi e será… a barba. Muitos optam por fazer a barba completamente antes de se apresentar na entrevista, o que é legítimo, mas não é totalmente necessário. Uma barba de três dias fica também muito agradável à vista e por muito que possam pensar o contrário, demonstra a terceiros que se preocupa com a imagem.

Para homens e mulheres, o estado do cabelo é importantíssimo numa entrevista de emprego. Nos homens, cabelo curto bem arranjado e com gel é o ideal. As mulheres como têm o cabelo mais comprido, necessitam de mais alguns cuidados extras. Leve sempre consigo um pente na mala, caso algum imprevisto aconteça. Se estiver muito vento ou atrapalhar, use um elástico para atar o cabelo, o que também fica elegante.

O calçado

Talvez o factor a que muitos não dêem a devida importância é o calçado para as entrevistas de emprego. Se levar fato e gravata, naturalmente terá uns sapatos a condizer com o conjunto. Mas e quando tem que usar roupa mais casual? Obviamente não pode levar os seus ténis “da bola” ou calçado mal apresentado, nada disso. Nos homens, uns ténis sem serem de desporto são os ideais, Para além de serem confortáveis, criam um conjunto agradável com a ganga e as camisolas simples.

Nas mulheres, o sapato alto fica extremamente bem com um vestido a condizer. Caso optem também por calças de ganga e camisola, uns sapatos rasos são os ideais.

Espero que estas dicas tenham sido úteis e que todas as entrevistas de emprego que tiver corram pelo melhor, mais não seja para criar uma excelente impressão inicial com a sua imagem cuidada e trabalhada.

Boa sorte!

Género: Copywriting
Anúncios