As palavras-chave são de enorme importância para o crescimento de qualquer site. São elas que irão permitir que a sua página apareça com maior frequência nos motores de busca, resultando em bons resultados de visitas. Se está a pensar em iniciar a sua aventura como profissional da web, as palavras-chave (keywords) são uma técnica de SEO essencial que deve dominar.

Quando estiver a criar um artigo, deve planear antecipadamente quais as palavras-chave e jogar com elas ao longo do texto. Devem aparecer um número considerável de vezes sempre dentro do contexto e nunca abusivamente. Por exemplo, se estiver a escrever um artigo em que o título é: “Como aprender a cozinhar”, as palavras-chave deverão estar distribuídas desta forma: “Veja neste artigo algumas técnicas de como aprender a cozinhar e criar receitas simples e baratas”. Neste exemplo as palavras-chave foram utilizadas dentro do contexto e estão de acordo com as regras do SEO.

Os seus artigos devem conter uma pequena introdução que precede o título. Essa introdução deve conter as palavras-chave posicionadas o mais à esquerda possível. A razão é simples: deve captar de imediato a atenção do utilizador que iniciar a leitura do seu artigo. Se as palavras-chave estiverem próximas do título o leitor mais cedo se apercebe do conteúdo do artigo.

Enfatize as palavras-chave ao longo do texto. Obviamente, não basta apenas “encher” o texto com as palavras-chave e esperar que o leitor as encontre. Deve enfatizar as palavras-chave com negrito, itálico, sublinhado ou até mesmo com tamanho diferente do texto restante. Com esta técnica ganha duas vantagens:

  • Os motores de busca irão ter uma maior facilidade em associar a sua página à pesquisa efectuada pelos utilizadores.
  • O leitor irá conseguir ter uma melhor orientação ao longo do texto e até mesmo escolher o parágrafo exacto que pretende ler.

Pesquise os seus concorrentes e diversifique as palavras-chave. Este passo é importante como medida de pesquisa de mercado. Faça pesquisas regulares por sites similares ao seu e avalie as palavras-chave utilizadas por cada um. Tente diversificar nas suas próprias palavras-chave ou corre o risco de os motores de busca apresentarem outras páginas que não a sua. Isto deve-se à enorme densidade de palavras-chave que alguns sites utilizam, os motores de busca analisam as páginas que já obtiveram os melhores resultados e apresentam essas mesmas páginas em primeiro lugar.

Colocar palavras-chave no endereço e no título do site. Não é apenas no conteúdo dos artigos que as palavras-chave são importantes. No caso do endereço URL do seu site, deve ter claramente o título indicado para o tema a ser tratado. Utilizando o exemplo anterior, se o seu site for sobre culinária, o seu endereço deve ser algo como culináriaonline.com ou aprenderculinaria.net. Estes são apenas dois exemplos de endereços práticos para se guiar na definição do endereço do seu próprio site.

Quanto aos títulos, convém colocar o nome do seu site bem visível em todas as páginas. Aqui pode utilizar todo o tipo de formatação possível. Se tiver conhecimentos de CSS, melhor ainda. Os títulos devem ser destacados principalmente no início de cada página ou ao centro, zonas cruciais do campo de visão do visitante da página.

Em suma, as palavras-chave devem ser escolhidas com cuidado e utilizadas com um planeamento adequado para cada tema. É necessária uma boa dose de pesquisa para entender como o mercado se movimento e estar a par de todas a evolução que as técnicas de SEO e web marketing sofrem diariamente.

Género: Copywriting
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