Se pretende criar um negócio e ainda não pensou num website apelativo para atrair os seus clientes, então esta é a altura ideal para o fazer. Actualmente é essencial ter uma página web pelas mais diversas razões: promover o seu negócio e os seus serviços, contactar e ser contactado por potenciais clientes e construir uma imagem online completa e credível.

Felizmente, hoje em dia as novas tecnologias oferecem diversas possibilidades para a criação de sites minimamente profissionais e atractivos para os visitantes. Com as ferramentas open source disponíveis online, é possível criar um site para apresentar o seu perfil e o seu negócio de forma simples e a partir daí desenvolver um plano de marketing digital mais eficaz.

Já tem uma imagem empresarial apelativa e adequada à sua medida? Óptimo, vejamos de seguida algumas das ferramentas que pode utilizar para a criação de sites:

  1. Dotclear

A plataforma Dotclear é provavelmente a menos conhecida desta lista. Começou por ser um pequeno projecto de um programador alemão mas rapidamente foi criada uma equipa para ajudar a fazer crescer a plataforma.

O Dotclear é um editor de conteúdo simples online que não requer conhecimentos avançados por parte dos utilizadores. No entanto, sSuporta as bases de dados MySQL, PostgreSQL e a linguagem de programação PHP para os utilizadores mais avançados.

Registando-se na plataforma, tem a possibilidade de escolher o tema da página, cores, widgets, plugins e criar páginas com a maior das facilidades.

  1. Wix

À semelhança do Dotclear, o Wix é uma plataforma bastante simples de utilizar para a criação de sites. À base do drag and drop – arrastar e largar – é extremamente acessível ao utilizador criar páginas, galerias, colunas de texto e inserir imagens e vídeos. Existem templates à base de Flash e HTML5 à escolha do utilizador. O Wix tem imensos templates à escolha em vários temas: web design, design, portfólios, lojas online, entre muitos outros.

Apesar de ser fácil de trabalhar, as mensalidades Premium do Wix são bastante caras. Se pretender registar o seu domínio com esta plataforma, tem que estar preparado a gastar um orçamento considerável para manter a sua página registada.

  1. Drupal

A plataforma Drupal é uma das mais conhecidas plataformas para a criação de sites e gestão de conteúdos. É utilizada por milhões de pessoas para a criação de lojas online, blogues, sites informativos e muito mais.

Esta plataforma conta com uma comunidade fantástica que contribui com as suas páginas e aplicações todos os dias, onde os novos utilizadores terão uma facilidade acrescida ao optarem pelo Drupal.

Segundo os dados oficiais da plataforma, o Drupal é utilizado por mais de 1 milhão de pessoas em mais de 230 países e está localizado para 180 idiomas diferentes. Suporta chat IRC, criação de sites simples ou avançada, consoante o nível do utilizador.

  1. Joomla

A plataforma Joomla é igualmente muito poderosa no que toca à sua comunidade e ao contributo de páginas que a mesma oferece diariamente. É frequentemente utilizado para a criação de lojas online, mas suporta igualmente todo o tipo de páginas web. Pode fazer o download do Joomla para o seu computador e instalar num servidor próprio ou trabalhar directamente na página oficial.

Suporta programação avançada em PHP e MySQL e muitas empresas de renome já aderiram ao Joomla, como o eBay, Ikea, entre outras.

  1. WordPress

WordPress é sem dúvida a plataforma de gestão de conteúdo e criação de sites mais conhecida do Mundo. É uma ferramenta utilizada principalmente para a criação de blogues e portfólios de copywriting, pois a versão open source é algo limitada na personalização do tema escolhido. No entanto e se optar pela versão completa – é provavelmente a plataforma que cobra menos anualmente – pode editar o código HTML e criar um site ao seu gosto.

As empresas de SEO são fãs incondicionais desta plataforma e do seu sistema de gestão completa de SEO. Permite uma atribuição intuitiva de palavras-chave, criar conteúdo com facilidade e criar um linkbuilding eficaz entre várias páginas do mesmo género.

A ter em conta:

Ao criar o seu site, não descure o facto de ter o seu próprio domínio para o Google colocar o seu negócio ou a sua empresa no topo de resultados e atrair visitantes mais facilmente. Como vimos nesta lista apresentada, o Wix é a plataforma mais dispendiosa e que requer um maior investimento, apesar da sua facilidade de utilização.

Se ainda tem um orçamento baixo e não pretende gastar muito num domínio, as duas primeiras da lista são as melhores opções e garantem uma apresentação do seu negócio simples mas também visualmente atractiva.

Género: Copywriting
Anúncios